Você sabia que existe uma variedade enorme de expressões artísticas? Não é de hoje que a sociedade humana procura diferentes meios para se expressar. Conheça agora quais são os diferentes tipos de arte e o que é, de fato, a arte.
O conceito do termo “arte” refere-se a uma expressão de um ideal estético, isto é, um ideal de beleza. Existente em todas as culturas, os diferentes tipos de arte são uma manifestação humana universal e cada obra de arte transmite uma diferente ideia, crença, sentimento ou emoção ao consumidor cultural.
Um consumidor cultural é aquele indivíduo que consome diferentes tipos de arte ativamente – através da leitura de livros ou ao ouvir uma música, ao frequentar diferentes eventos culturais, como os espetáculos de dança, teatro, exposições, por exemplo e muito mais!
Novos tipos de arte surgem no decorrer do tempo. Por isso, a seguir, você vai ter acesso a alguns dos principais tipos de arte que existem nos dias de hoje.
Para introduzir o assunto, vamos relembrar alguns pontos interessantes sobre a arte.
O ideal do que é considerado belo muda entre as gerações e, com isso, diferentes períodos da história marcaram a evolução dos tipos de arte ao longo dos anos.
Devido a separação da história em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, a arte foi dividia como: arte antiga, arte medieval, arte moderna e arte contemporânea.
Os diferentes tipos de arte de acordo com as Idades da História:
A Arte Antiga é caracterizada pelo antropocentrismo, ou seja, é a arte que enxerga o ser humano como o centro do universo. Além disso, era bastante focada no realismo e tentava sempre ressaltar a beleza do ser humano.
Já a Arte Medieval focou em dois estilos artísticos distintos: o gótico e o romântico. Retratava figuras religiosas e era bastante usada em manuscritos e murais. Na arquitetura, a Arte Medieval ficou caracterizada pela utilização de arcos em formato ogival, com grandes janelas e paredes altas, iluminando bastante o interior dos ambientes.
A Arte Moderna começou entre o final do século XIX e o início do século XX. Essa arte deu início ao período que abrangeria as novas formas de fazer arte, incluindo as fotografias e o cinema, por exemplo. Gosta de promover os temas do cotidiano, utilizando muitos elementos novos e diferentes técnicas. Foi nesse período que aconteceu o desapego as regras formais da literatura – a ausência de pontuação, por exemplo.
Os artistas procuraram quebrar as regras a fim de encontrar um novo estilo que seria capaz de expressar a vida moderna.
Por fim, a Arte Contemporânea abrange as novas metodologias de arte, sendo representada por uma sociedade da informação, com muita tecnologia e novas mídias. Surgiu entre a segunda metade do século XX e o início do século XXI e é o tipo de arte dos dias atuais.
Vamos conhecer agora quais são os principais tipos de arte que temos nos dias de hoje!
Um dos tipos de arte mais atuais é a Arte Digital, surgindo em torno na década de 80 ao lado do início da popularização dos computadores. Essa expressão artística engloba os vídeos, as animações, edições gráficas, projeções 3D e muito mais!
Então já sabemos que a arte atual é representada pela Arte Contemporânea, a qual embarca em alguns movimentos atuais.
Alguns dos principais movimentos da Arte Contemporânea:
E não para por aí! Os diferentes tipos de arte da atualidade abrangem diferentes tipos de expressões muito mais criativas, incluindo a grafitagem, o videoarte, o minimalismo e a arte eletrônica, por exemplo.