O web design criativo expressa-se de diversas formas. Vejamos alguns exemplos muito bem conseguidos de princípios de criatividade aplicados ao desenvolvimento de páginas web.

Contraste

A agência web ‘Great Agency’ aplicou toda a sua criatividade no seu site, fazendo bom uso do contraste. O branco contra o preto e o branco contra um céu azul criam um efeito que transmite imediatamente ao utilizador a noção de que está a lidar com profissionais da imagem, da criatividade e do design aplicado à internet.

Visualização

A casa de apostas desportiva online http://1xbet-bonus.name/ desenvolveu uma plataforma online de uma forma bastante criativa. Num ápice, o utilizador tem acesso a um grande número de opções de apostas, mas o aspeto intuitivo não se perde, através das possibilidades de personalização, facilmente visualizáveis e compreensíveis.

Design imersivo

Para a Lanapapier, empresa francesa de fabrico de produtos em papel, foi desenvolvido um site com o chamado “design imersivo”. A navegação é simples mas interligada, como que levando o utilizador a sentir que está a percorrer uma história, e que deve acompanhá-la do princípio ao fim. Não é um site de leitura imediata, mas sim um site destinado a criar uma sensação forte, de criatividade e profissionalismo, ao mesmo tempo que mostra ao utilizador tudo o que a empresa pode fazer – e sem obrigá-lo a longas leituras. É um excelente exemplo para uma empresa no setor B2B (business-to-business), cujos clientes, sendo empresas, não estão tão dependentes do impacto imediato (2 a 3 segundos) e serão mais facilmente conquistáveis com um impacto que não demora mais que 30 segundos.

Portfólio em fundo

O circo transmite um espetáculo. Logo, o site de uma companhia circense deverá ser a porta de entrada do utilizador para esse mundo mágico. É isso que faz o site do Cirque Gruss, com imagens e vídeos dos próprios artistas de circo em ação, como um portfólio que se mostra antes mesmo de ter sido pedido.