A engenharia informática e o web design são duas profissões intimamente ligadas. O web designer não pode ser um simples designer, incapaz de fazer a ligação entre um design e a plataforma de software que lhe dará vida. Ao mesmo tempo, o programador deve ser, cada vez mais, capaz de pensar do ponto de vista do web designer e do próprio utilizador final do site. Que é, no fim de contas, o cliente que vai pagar o seu salário.

A complementaridade de tarefas torna-se fundamental e os programadores são cada vez mais chamados a assumir tarefas de web design de modo a terem uma palavra a dizer no conjunto do seu trabalho. Mas como desenvolver um web design visualmente apelativo, artístico e de grande qualidade? Isto pode ser especialmente difícil para os profissionais de engenharia informática, que não têm formação na área nem estão habituados a pensar dessa forma. O Stackoverflow dá alguns conselhos aos programadores que pretendem saber mais sobre web design artístico.

Dicas para programadores melhorarem no web design

Ver exemplos

Ver o que outros já fizeram é essencial. Há a ideia de que os criativos vivem num mundo à parte, onde vão buscar ideias únicas e inacessíveis, mas a realidade é a oposta. Os profissionais da arte estão continuamente à procura de inspiração, de ideias e soluções, tanto na sua própria área como em outras. Tal como, de resto, fazem os bons programadores.

A prática leva à perfeição

Tal como não existiram atalhos para um aprendiz de código se tornar um verdadeiro programador, não há caminhos rápidos e seguros para construir um web design artístico. É preciso paciência, determinação e repetição. Mesmo assim, vai demorar tempo até se conseguir criar um web design com um look realmente profissional e apelativo.

E o talento?

Além do trabalho, há a questão do talento. Ter uma apetência natural facilita o caminho da obtenção de resultados, em qualquer área; o web design não é exceção.